terça-feira, 29 de junho de 2010

2 comentários

Na próxima segunda-feira, dia 5 de julho, terá início o II Sítio Escola Arqueológico no Campus Marco Zero da UNIFAP (Univ. Federal do Amapá), em Macapá.
Esta atividade é uma realização conjunta de várias instituições (IEPA, UNIFAP, UEAP, IPHAN e Ministério Público do AP), que através de diferentes caminhos apoiaram sua realização.
As escavações acontecem do dia 5 ao dia 23 de Julho. Participarão alunos do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia, bolsistas de projetos do IEPA e volutários.
As escavações realizadas durante o I Sítio Escola, em 2008, revelaram nove contextos funerários, todos muito padronizados, marcados no seu topo por aglomerações de lateritas. As urnas cerâmicas tinham decorações variadas, com pinturas, incisões, excisões e apliques, com estilos decorativos de pelo menos três fases arqueológicas já conhecidas para a região. Macapá deve ter sido um ponto de contato importante entre grupos indígenas de diversas áreas.
As escavações a serem iniciadas buscarão delimitar com maior precisão a área de dispersão de material arqueológico, já que a observação em superfície não oferece indícios suficientes.
Esperem por mais notícias da escavação nas próximas semanas!