sexta-feira, 23 de maio de 2014

Seminário interno do Laboratório de Arqueologia Peter Hilbert - IEPA

0 comentários


No dia 23/04/2014 mais uma apresentação aconteceu no núcleo de pesquisas arqueológicas Nuparq(IEPA), desta vez com a apresentação da pesquisadora Maitena Hiriart. Sua pesquisa intitulada: “Os poços funerários Aristé no Amapá”, comparou práticas ligadas a poços funerários Aristé dos sítios Rego Grande e Cunani, descoberto em 1895, por Goeldi e Guedes. A apresentação desta pesquisa faz parte do ciclo de seminários que acontece no decorrer do ano de 2014, como forma de socialização das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores do núcleo de pesquisas arqueológicas do IEPA.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Arqueologia do IEPA participa da Semana de Museus

0 comentários
Durante esta semana, como parte de uma programação nacional que incentiva a visitação aos museus em todo país, o setor de Arqueologia do IEPA marcou presença na programação do instituto, coordenada pelo Museu Sacaca.

Oficina Arqueologia na Sala de Aula, com educadores de escolas de Macapá e Santana. Foto: Mario Dias.


Na quinta-feira, foi realizada a oficina "Arqueologia na sala de aula", ministrada por Mariana Cabral, e com um público formado por educadores de diversas áreas, como Artes, História, Geografia, Biologia e Pedagogia. A oficina ofereceu um panorama sobre a arqueologia no Estado do Amapá, e buscou ativar nos educadores reflexões sobre a construção do passado e o envolvimento da sociedade nas escolhas sobre a patrimonialização de bens arqueológicos. Ao final da oficina, a turma de 30 educadores visitou o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, que tem fortalecido sua atuação através de um programa de socialização do conhecimento arqueológico, inclusive com visitas guiadas à reserva técnica de arqueologia. 
Na sexta-feira, foi a vez do arqueólogo João Saldanha realizar uma palestra no Auditório Waldomiro Gomes. Com o título "Patrimônio Arqueológico do Amapá", o pesquisador apresentou uma síntese atualizada sobre a arqueologia no Amapá. O público, formado por educadores e alunos de graduação, ficou entusiasmado com a riqueza cultural deste tipo de patrimônio, que abrange muito mais do que os conhecidos conjuntos Maracá e Cunani. 
Junto com pesquisadores de outros centro de pesquisa do IEPA, a participação do setor de arqueologia nesta Semana de Museus reforça uma política institucional de popularização da ciência, essencial para ampliar o envolvimento da sociedade com as instituições de pesquisa.